Home

Conheça o que é a dieta keto!

Dietas da moda prometem resultados rápidos, mas podem causar efeitos colaterais. Veja riscos, cuidados e alternativas saudáveis para emagrecer com segurança.

29 de Março de 2023

Fita métrica enrolada com frutas e vegetais (kiwi, pepino, tomate e brócolis) ao fundo, simbolizando a dieta keto e a perda de peso.

As dietas da moda estão em toda parte: impressas nas páginas de revistas, na televisão e na internet. As sugestões que prometem perder peso são procuradas por milhares de pessoas que visam emagrecer de forma rápida. E neste artigo vamos falar de uma delas: a dieta Keto, conhecida também como dieta cetogênica. Esse protocolo de emagrecimento ganhou popularidade, sobretudo nas plataformas digitais, porque foi disseminado por celebridades, como Halle Berry e Kourtney Kardashian.

Mas o que é dieta Keto? De forma prática e resumida, podemos dizer que a dieta cetogênica é aquela que privilegia refeições com alto teor de gordura e pouca ingestão de carboidrato. Ou seja, se encaixa na modalidade das dietas low carb.
 
Além das restrições alimentares, para obter melhor desempenho na dieta keto é recomendado praticar atividades físicas com constância. Mas todas essas medidas devem ser indicadas e monitoradas por médicos ou nutricionistas.
 
Cardápio da dieta keto
Originalmente, a dieta keto foi criada como uma proposta de plano alimentar para pessoas com diabetes tipo 2 porque preconiza a ingestão de gorduras como principal fonte de energia e, dessa maneira, diminui o nível de açúcar no sangue. Na dieta cetogênica há redução drástica de carboidratos da alimentação. Para se ter uma ideia, menos de 15% da ingestão diária terá carboidrato.
 
Uma das vantagens desse protocolo de emagrecimento é a sensação de maior saciedade promovida pelo consumo de proteínas. Desse modo, o corpo passa a eliminar mais gordura. Predominam no cardápio da dieta keto as carnes e peixes, o ovo, além de alimentos como maionese, gelatina - rica em proteínas - e chás. Alimentos como pão, massas e arroz são cortados e são indicadas gorduras boas para o consumo, como abacate, coco, castanhas e azeite de oliva, por exemplo. 
 
Contudo, como a dieta keto é bem restritiva, as pessoas devem consultar seu médico de confiança para saber se ela não trará consequências para sua saúde. O emagrecimento deve ser personalizado e levar em conta as necessidades e os objetivos de cada um.
 
Resultado rápido
A dieta Keto é indicada para quem quer perder peso rápido. Um estudo feito pela Universidade Federal de Alagoas e publicado no British Journal of Nutrition comparou 13 programas de dietas com restrição de gordura. Os pesquisadores concluíram que a dieta cetogênica é a mais eficaz para perder peso.
 
Essa dieta é bastante eficaz sobretudo para quem quer alcançar resultados num curto espaço de tempo. Por outro lado, especialistas alertam que o protocolo não deve ser seguido a longo prazo.
 
Ao chegarem ao seu objetivo, as pessoas devem focar em mudanças no estilo de vida e adotar uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares - sobretudo com os carboidratos complexos - , além do abandono do sedentarismo. Afinal, a deita benigna - rica em frutas, verduras, grãos, cereais e proteínas e sem alimentos industrializados, aliados aos exercícios, são os pilares de um estilo de vida saudável.
 
Esses hábitos devem ser duradouros porque são eles que irão determinar a saúde do nosso organismo e, consequentemente, a nossa longevidade.
 
Como diminuir os efeitos colaterais da dieta keto
São os médicos e nutricionistas que devem prescrever a dieta keto para que os pacientes consigam atingir os resultados desejados sem efeitos colaterais. Ao mudar a alimentação nosso organismo passa por um momento de adaptação que pode durar alguns dias ou até semanas.
 
No caso da dieta cetogência, o corpo vai entender que precisa produzir energia a partir da gordura. Até que o organismo se adapte, sintomas como cansaço fora do comum, dor de cabeça, problemas de sono, diarreia e letargia podem surgir. Aos poucos, a tendência é que o corpo se adapte naturalmente ao novo padrão alimentar.
 
Quais alimentos são permitidos na dieta keto?
•Carnes, frango e peixes
•Ovos, óleo de coco, manteiga, azeite
•Queijos, leite de amêndoas, creme de leite
•Avelã, castanha do Pará, amendoim
•Morango, abacate, coco, amoras
•Brócolis, pepino, cebola, aspargos, repolho, espinafre, couve
•Sementes de linhaça, girassol e chia
 
Quais alimentos são proibidos na dieta keto?
•Macarrão, milho, cereais, amido de milho, arroz
•Feijão, ervilha, grão-de-bico, soja
•Pão, torradas, farinha de trigo
•Batatas, mandioquinha
•Doces, biscoitos, balas, sorvetes, chocolate e doces em geral
•Açúcar refinado e mascavo, além de achocolatado em pó
•Bebidas alcoólicas e leite
 
Emagrecer com saúde
Os beneficiários da Hapvida Clinipam que querem emagrecer com saúde têm mais uma alternativa à sua disposição. Estamos falando do SOS Balança, que ensina como adotar uma alimentação equilibrada: Com duração de quatro meses e encontros quinzenais em grupo, o programa combina atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.
 
Para saber mais e se inscrever no SOS Balança, acesse o link: bit.ly/gruposgndisul.