Home > Notícias > Rotina Skincare: confira 8 dicas para cuidar da pele

Rotina Skincare: confira 8 dicas para cuidar da pele

Publicado em: 28/07/2021 Rotina Skincare: confira 8 dicas para cuidar da pele

A pesquisa pelo “skincare” decolou nos mecanismos de busca no Brasil no último ano. O termo, traduzido para o português, significa “cuidados com a pele”. Um dos efeitos colaterais da pandemia da Covid-19, que deve ser encarado como uma mudança de hábito bem positiva, foi o estímulo ao autocuidado.

Cultivar o amor próprio está em alta e esse é um dos legados do Coronavírus. O isolamento social estimulou as rotinas de cuidado dentro de casa e a atenção à pele faz parte desse ritual. Os momentos reservados para si mesmo são vistos com bons olhos pelos médicos porque são prazerosos, relaxantes e interferem no nosso bem-estar físico e mental.

Podemos dizer então que o hábito cotidiano de cuidar da pele vai além da beleza do rosto e promove benefícios para a saúde que não podemos ver no espelho. Sabe aquela sensação de “paz de espírito”? É sobre isso que estamos falando.

E, no post de hoje, trazemos algumas dicas que podem ser incorporadas por você para praticar o Skincare.

1. Consulta com o dermatologista: esse é o primeiro passo antes de sair comprando tudo na farmácia que diz respeito ao skincare. Um especialista saberá dizer qual o seu tipo de pele e quais são os cuidados que ela requer.

2. Avalie seu perfil: cabe na sua rotina um produto que precisa de 20 minutos de aplicação para fazer efeito? Os produtos que usou anteriormente deixaram sua pele ressecada ou oleosa? Provocaram alergias? Pessoas com pele oleosa e com acne, por exemplo, devem evitar hidratantes comuns no rosto, dando preferência para produtos oil free nas áreas de maior oleosidade. Converse com o dermatologista e priorize cosméticos que cabem na sua rotina, no seu orçamento e que serão assertivos.

3. Os produtos orgânicos e naturais, que não contém parabenos e ftalatos não prejudicam a nossa pele e ainda não agridem o meio ambiente!

4. Pela manhã, a higienização do rosto é fundamental. Além do sabonete adequado para sua pele, os tônicos e águas termais são produtos que podem ser incluídos no seu skincare matinal. Os lábios também pedem atenção especial e uma dica são os produtos à base de manteiga de karité, cacau ou vaselina, que prevenirem rachaduras, principalmente no frio.

5. O protetor solar é protagonista no cuidado com a pele e não deve ser dispensando jamais. “Os raios UVA são constantes durante todas as estações, horas e condições climáticas. Por esse motivo, o filtro solar deve ser usado regularmente, inclusive no inverno”, orienta a médica dermatologista do GNDI Sul, Vanessa Soares.

6. Á noite, toda a poluição, poeira e outros resquícios da maquiagem devem ser removidos da nossa pele. Repita a limpeza com o sabonete, use o tônico e um creme hidratante indicado pelo seu dermatologista. Sabe aqueles produtos “anti age”, que ajudam a corrigir as marcas de expressão e as temidas ruguinhas? Esse é o melhor horário para serem usados.

7. Vale investir na esfoliação e máscaras, como as de argila, uma vez por semana. Separe um horário na sua agenda para fazer um ritual mais longo. Os resultados serão sentidos por dentro e por fora!

8. A ingestão de água e hábitos alimentares também influenciam a saúde da pele. A dermatologista observa que o indicado é comer sempre legumes, hortaliças e frutas, que são fonte de vitaminas e minerais com capacidade de neutralizar os radicais livres, ou seja, prevenir o envelhecimento da pele. “Boas opções são as frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja; vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura”, comenta Vanessa. Outro alimento que pode ser adicionado à dieta saudável é a soja. “Ela é rica em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita”, complementa.

E se você ainda não incorporou o hábito de cuidar da pele na sua rotina, pode começar agora mesmo!


Selo ANS Número ANS