Home > Notícias > 4 vantagens da Telemedicina

4 vantagens da Telemedicina

Publicado em: 15/06/2022 4 vantagens da Telemedicina

No último mês de maio, a modalidade foi regulamentada em caráter definitivo no Brasil

A Covid-19 provocou uma mudança de hábitos: alavancou o trabalho em home office, o e-commerce e o ensino à distância, apenas para citar algumas delas. Hoje em dia nos acostumamos a resolver muitas coisas à distância e com os cuidados com a saúde não poderia ser diferente. A telemedicina, inclusive, saiu da sala de espera: foi testada e aprovada durante a pandemia, que acelerou sua regulamentação. A nova modalidade era uma tendência e veio para ficar.

São quatro as modalidades da telemedicina:


Teleconsulta: consulta a distância feita por ligação, chamada de vídeo ou mensagens.

Teleconsultoria: trata-se do setor em que é realizada uma consultoria entre profissionais. Por exemplo, um médico está cuidando de um paciente com quadro de saúde complexo e consulta a opinião de colegas de outros lugares do mundo.

Teleorientação: é uma espécie de triagem. O paciente liga para o serviço de telemedicina e fala sobre o que está sentindo. O profissional indica medicamentos e orienta se é preciso ir ao hospital ou se é possível tratar a doença ou os sintomas em casa.

Telemonitoramento: é o monitoramento de saúde a distância. É mais comum em pacientes com alguma doença crônica.

Regulamentação


Em maio de 2022 a telemedicina foi regulamentada no Brasil por meio da Resolução nº 2.314/2022. Agora, os profissionais da saúde podem realizar consultas a distância, emitir atestados, receitas de medicamentos e solicitar exames médicos por meio de plataformas online. Mas, para ter validade, os documentos devem conter as informações profissionais do médico e possuir assinatura eletrônica, além de seguir os requisitos estabelecidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os atestados devem ter nome e número do CRM do médico, identificação e dados do paciente, registro de data e hora e o prazo da duração do atestado.

As consultas também estão liberadas, mas devem ser registradas em prontuário clínico com data, hora, tecnologia utilizada e o número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.

Vantagens da Telemedicina


As vantagens da modalidade são muitas, para médicos e pacientes: além de realizar consultas à distância, a telemedicina é útil para a troca de informações entre médicos e agiliza diagnósticos, uma vez que os exames podem ser encaminhados para especialistas localizados em qualquer lugar.

Confira outras vantagens da telemedicina:

1) Otimização do Tempo


O paciente não precisa se deslocar para uma consulta médica.

O atendimento é feito em qualquer lugar: basta uma conexão com a internet.

2) Acessibilidade ao cuidado


Mais pessoas têm acesso a serviços de saúde com qualidade e com frequência, de forma mais abrangente. Grupos demográficos como idosos e pessoas com deficiência, que possam ter dificuldades para locomoção, estão entre os mais beneficiados pela modalidade.

3) Nem sempre o diagnóstico exige contato físico com o paciente


Na grande maioria das interações na área da saúde não exige testes de laboratório ou mesmo exames físicos - principalmente em saúde mental, geriatria e outras especialidades. O acesso à telemedicina é mais rápido e promove agilidade no atendimento.

4) Comunicação Direta e acolhimento


Uma das queixas mais comuns dos pacientes é que eles têm dificuldade de entrar em contato com o médico em situações pontuais. A telemedicina consegue diminuir essa queixa com a implementação de uma equipe de cuidado coordenado, que acompanha os pacientes, tira dúvidas e oferece guias para exames e receitas médicas com prontidão.

Beneficiários do Notredame Intermédica Sul


Os beneficiários do NotreDame Intermédica Sul podem acessar o serviço de Telemedicina no aplicativo GNDI Easy Sul e podem ser atendidos por médicos e família ou marcar consultas eletivas. O contato também pode ser realizado pela Central de Atendimento.


Selo ANS Número ANS